sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MP pede 3 anos e meio de cadeia para 5 jovens pelo txupinazo de 2013

Na sequência do txupinazo das festas de San Fermin de 2013, ficou conhecido o processo dos «arrantzales» [pescadores barbudos], mas esse não foi o único caso a ser levado a tribunal «pela atitude vingativa e paranóica da UPN». No dia 9, foram julgados outros cinco jovens, acusados de desordem pública. A plataforma Antsoain Libre realizou uma concentração frente ao tribunal.

A Câmara Municipal de Iruñea retirou a acusação particular, mas o Ministério Público pede três anos e meio para cada um dos jovens, que acusa de desordem pública nos incidentes ocorridos no início das festas de San Fermin em 2013. Como dois deles – Artzai Santesteban e Endika Garay – são de Antsoain, a plataforma Antsoain Libre levou a cabo uma concentração para os apoiar.

Os membros da plataforma expressaram a sua solidariedade aos conterrâneos, denunciando o facto de «prosseguirem estes julgamentos que só respondem à atitude vingativa e paranóica da UPN, a força política que governou em Iruñea [Pamplona] até ao ano passado». A Antsoain Libre agendou ainda, para quarta-feira à tarde, uma assembleia para explicar tanto este julgamento como o que está a decorrer em Madrid contra 35 militantes bascos, sendo um deles – Jon Garay – da localidade. / Ver: ahotsa.info