sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Movimento juvenil de Barakaldo lança campanha contra a precariedade no MegaPark

Numa acção recente levada a cabo no MegaPark, em Barakaldo (Bizkaia), o movimento juvenil local quis denunciar o facto de os jovens ali não terem acesso a condições dignas de trabalho. A taxa de desemprego na localidade biscainha atinge os 18,4%.

Em comunicado, os jovens sublinham o facto de, nas últimas décadas, Barakaldo, que foi uma terra de indústria, ter passado a estar dominada pelo sector dos serviços, com consequências ao nível dos postos de trabalho e dos direitos conquistados tão duramente pelos seus antepassados. Nos dias de hoje, o indicador principal do centro comercial gigante que é o MegaPark é: «capitalismo + precariedade + consumismo», afirmam.

Mas os jovens não se mostram dispostos a aceitar este cenário, exigem trabalho com direitos e condições dignas, afirmando a necessidade de um novo modelo económico e da luta, para que não tenham o futuro negro que lhes querem impor. Contra a precariedade juvenil, declaram que a luta não irá parar até haver trabalho digno. Há poucos dias, levaram a cabo uma representação no MegaPark, com a qual deram início a uma campanha contra a precariedade em Barakaldo.

Acção-representação contra a precariedade juvenilVer: herrikolore.org e topatu.eus