segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Movimento juvenil bilbaíno lança a campanha «Eragin!» contra a precariedade

O movimento juvenil de Bilbo acaba de lançar a dinâmica «Eragin!» [fazer, provocar, mover, impulsionar] com o intuito de «transformar» a capital biscainha. Para já, os promotores criaram dois mapas em que se assinala os pontos quentes da precariedade juvenil na Alde Zaharra [Parte Velha] e no Centro da cidade.

Esta campanha tem como objectivo denunciar a exploração laboral dos jovens e dar passos no caminho para a soberania; denuncia o facto de o governo municipal bilbaíno ter aberto as portas ao neoliberalismo e à concorrência feroz; nota como as grandes empresas e multinacionais fizeram um «negócio perfeito», encorajadas e autorizadas pelo município.

A Ernai sublinha os problemas que os jovens bilbaínos têm para se emancipar, decorrentes do elevado desemprego e das condições de trabalho precárias a que são condenados, e diz que um dos responsáveis por esta situação na capital biscainha é o antigo presidente da Câmara Iñaki Azkuna (PNV). Por tudo isto, faz um apelo à participação nesta campanha. / Ver: topatu.eus [Klik egin irudiak handitzeko. / Clica nas imagens para aumentares o seu tamanho.]