terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Centenas manifestaram-se em Durango pela libertação dos presos doentes

Sob o lema «Aske eta bizirik SOS, larriki gaixorik dauden presoak etxera», várias centenas de pessoas manifestaram-se hoje, em Durango (Bizkaia), pela libertação imediata dos presos políticos bascos com doenças graves. Os promotores da iniciativa apelaram também à participação nas manifestações que, dia 9 de Janeiro, terão lugar em Bilbo e Baiona, em defesas dos direitos dos presos políticos bascos.

À frente da mobilização, convocada pela Sare e que partiu do local onde decorre a Feira de Durango, seguiam 11 pessoas que, com cartazes nas mãos, chamavam a atenção para cada um dos casos dos presos doentes. No final, na Praça de Santa Ana, leu-se um comunicado em que se sublinhou os direitos dos presos e se deu ênfase à situação dos que têm doenças graves.

A reivindicação dos direitos dos presos políticos bascos prossegue esta quinta-feira com os cordões humanos que a Etxerat convocou por ocasião do Dia da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Têm lugar em Gasteiz, Iruñea e Baiona. / Ver: Berria

Nota de imprensa do Movimento pró-Amnistia:
«Aitor Elizaran euskal herritarraren atxilotze aginduaren aurrean» (lahaine.org)
Bost euskal militante politikori «gizateriaren aurkako delituak» egoztearen erabakia ez da mendekuan oinarritutako erabaki politiko-judizial soila. Erabaki honen atzean herri baten borroka epaitzeko eta zapalkuntzari aurre egiteko eskubidea betiko lurperatzeko saiakera dago.