terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Os 5 da Askapena iniciaram giro europeu para explicar as suas razões

Walter Wendelin, Dabid Soto, Aritz Ganboa, Unai Vázquez e Gabi Basañez, julgados pela Audiência Nacional espanhola no contexto do processo contra a Askapena, decidiram realizar um giro de duas semanas pela Europa, levando as mochilas cheias de solidariedade e uma agenda repleta de trabalho.

A iniciativa começou pela Andaluzia. No dia 4, Gabi Basañez e Walter Wendelin reuniram-se com diversos agentes sociais em Málaga e Granada, e, no domingo, seguiam para Marinaleda, onde iam receber o apoio de uma moção de solidariedade a ser debatida nesse mesmo dia. Findo o périplo andaluz, seguem-se a Irlanda, Bruxelas (com visita ao Parlamento Europeu), a Flandres e a Catalunha (também com visitas aos respectivos parlamentos).

Além de darem a conhecer os pormenores do julgamento no tribunal de excepção espanhol, os cinco julgados levam na mochila toda a solidariedade que receberam até agora – com a esperança de a trazer ainda mais cheia: mais de 40 julgamentos populares realizados em Euskal Herria e iniciativas solidárias noutros países, os lenços palestinos laranjas e os sapatos, as moções de solidariedade aprovadas em diversos municípios bascos e no Parlamento de Nafarroa. / Ver: askapena.org