quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Jovens da Ernai acorrentaram-se pelo regresso a casa dos presos

Mais de 400 jovens – um por cada preso – participaram hoje em acções solidárias com os presos e os refugiados políticos bascos, cujo regresso a casa exigiram, nas capitais do País Basco Sul.
Por iniciativa da organização juvenil Ernai, 410 jovens acorrentaram-se hoje em Bilbo (na Ponte do Arenal), Donostia (no Passeio da Kontxa), Iruñea (junto à Delegação do Governo espanhol) e Gasteiz (junto ao Parlamento). Para a Ernai, os cidadãos são a chave para a superação do conflito e para que se cumpra o regresso dos presos a casa.
Em Gasteiz, a Ertzaintza apareceu de imediato e procedeu à identificação dos jovens, que foram retidos cerca de três horas e obrigados a tirar da roupa as fotos dos presos que exibiam.
Em Bilbo, a Polícia Municipal cortou o trânsito e a Ertzaintza procedeu à identificação dos jovens, um a um, durante três horas. Houve pelo menos três detenções. Em Iruñea, foi a Polícia espanhola que se encarregou destes labores, identificando todos os jovens e levando 11 para a esquadra. / Ver: Berria e Twitter do Topatu / MUITAS FOTOS: topatu.eus