terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Em greve desde dia 23, trabalhadores da Cemosa alcançam pré-acordo

Na sexta-feira, 27, os trabalhadores da Cemosa (celulose moldada), em Atxondo (Bizkaia), chegaram a um pré-acordo com a administração da empresa, informa o sindicato LAB. Tinham entrado em greve por tempo indeterminado no dia 23, em luta contra aquilo que denunciaram como falta de «vontade da administração para alcançar acordos», numa altura em que estava a ser negociado o Acordo de Empresa.

Em comunicado, os sindicatos afirmaram que os trabalhadores estavam há dois anos a lutar, entre outras coisas, contra a «precariedade, a subcontratação abusiva e ilegal, duplas escalas salariais encobertas, bem como a falta de prevenção na saúde laboral».

Na sexta-feira passada, os representantes dos trabalhadores e a administração chegaram a um acordo verbal, no qual foram contempladas várias medidas contra a precariedade e que, a ser concretizado, porá fim à greve. Num plenário realizado no sábado, os trabalhadores decidiram, por ampla maioria, suspender a greve até à redacção definitiva do acordo.

Na nota que publicou, o LAB valoriza a unidade, a solidariedade e o compromisso dos trabalhadores da Cemosa na luta contra a precariedade e sublinha que «vale a pena lutar». / Ver: LAB e mugalari