Tal como anunciou ontem, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) levou hoje a cabo uma concentração frente à cadeia de Basauri (Bizkaia) para exigir a libertação imediata de Aitzol Gogorza, preso gravemente doente que ontem entrou em greve de fome para denunciar a sua situação – tal como o fizera em Agosto do ano passado.
Por seu lado, a plataforma Arantza SOS deu hoje uma conferência de imprensa em Bilbo para denunciar o agravamento da situação da advogada e presa política basca Arantza Zulueta.
A biscainha está encarcerada há mais de três anos na cadeia de Puerto III (Cádiz), em condições extremas de isolamento, e, pese embora terem sido decretadas, este mês, medidas para alterar esse quadro, tal não se verificou; inclusive, a sua situação até se agravou, denunciaram. / Ver: amnistiAskatasuna e eitb.eus
Jean Pierre Harokarene foi libertado
Numa nota, a Etxerat revelou que o preso político basco Jean Pierre Harokarene foi libertado ontem de manhã. Saiu da cadeia de Soria e, expulso do Estado espanhol, foi conduzido pela Polícia até à fronteira de Behobia, em Pausu.
sábado, 18 de fevereiro de 2017
Denunciada situação extrema dos presos políticos Aitzol Gogorza e Arantza Zulueta
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Dispersão,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão