Por iniciativa da Que Voltem Para a Casa, associação de familiares e amigos dos presos independentistas galegos, realizou-se ontem, 4, a XI Marcha às Cadeias, tendo como objectivos denunciar a política de dispersão e as suas consequências, transmitir solidariedade aos presos galegos e exigir o seu regresso a casa.
Uma coluna – norte – partiu de Lugo com destino à cadeia de Villabona (Astúrias), onde se encontra o preso independentista galego Raul Agulheiro, e seguiu depois para o presídio de Villanubla (Valhadolide), onde está encarcerado Roberto Fialhega, Teto.
Outra coluna – sul – partiu de Vigo com destino à cadeia de Aranjuez (Madrid), onde está preso Eduardo Vigo. Daqui, seguiu para Mansilla de las Mulas (Leão), onde se encontram os presos independentistas Antom Santos e Maria Osório.
Ambas as colunas se juntaram em Mansilla, antes do regresso à Galiza. Fizeram muitos quilómetros, enfrentaram o frio, suportaram os mimos da Guarda Civil – nomeadamente em Villabona – para mostrar que a solidariedade galega com os seus é «imparável», que a política de dispersão tem de acabar, que o lugar dos presos independentistas é em casa. / Com base em: GalizaContrainfo, Ceivar, Que Voltem para a Casa
domingo, 5 de fevereiro de 2017
«Vossa dignidade, nosso orgulho»: solidariedade com os presos independentistas galegos
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Dispersão,
fora de Euskal Herria,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão