terça-feira, 31 de julho de 2018

«#thisislisbon»

[De Lúcia Gomes] Isto é Lisboa. Predadora, vendida ao capital estrangeiro, submissa ao dinheiro, com cartazes a valorizar esta nova cidade que cospe os seus habitantes e se transforma em condomínio de luxo.
[…]
Tardam as soluções embora estejam à vista: -fim dos vistos gold; -revisão do regime dos estrangeiros não residentes (que compram cá para não pagarem impostos...); -revogação da Lei Cristas; -Duração mínima de, pelo menos, 5 anos para os contratos de arrendamento para habitação própria e permanente; -impossibilidade de alteração de licença de habitação própria e permanente para alojamento local; -quotas de alojamento local e de arrendamento para famílias com baixos rendimentos; -expropriação da banca e das financeiras do património imobiliário para atribuição a famílias com carência de habitação; -limite ao aumento de rendas.

Mas nada será possível sem a organização e luta necessárias. Contra a política da Câmara Municipal de Lisboa e de todos os municípios que violam o direito à habitação. Contra a política do Governo que permite que haja tanta gente sem casa ou em condições sub-humanas. Basta. E nós somos mais. (manifesto74)