quinta-feira, 5 de julho de 2018

Trabalhadores da Sammic em greve por tempo indeterminado

Os trabalhadores da empresa Sammic, em Azkoitia (Gipuzkoa), iniciaram na passada segunda-feira, 2, uma greve por tempo indeterminado. Deram este passo depois de terem estado em greve cinco dias em Junho, sem que se tenham registado avanços nas negociações de um novo acordo colectivo, que lhes permita recuperar poder de compra e os defenda da reforma laboral de 2012.

Em comunicado, o sindicato ELA afirma que, «ao abrigo da crise», a empresa, que fabrica equipamento para o sector hoteleiro e tem 140 trabalhadores, pediu-lhes que aceitassem um congelamento salarial durante quatro anos, um período durante o qual, garante a organização sindical, a empresa teve lucros cada vez maiores e «distribuiu dividendos».

Agora que chegou o momento de renegociar o acordo colectivo, a Sammic «não quer ouvir falar do poder de compra pedido». No entanto, afirma o ELA, para os trabalhadores o assunto é claro: «vão continuar a lutar até que alcancem um acordo» que lhes garanta a reposição do poder de compra e os defenda da reforma laboral de Rajoy. / Ver: ela.eus e agências