A presa política basca Anuntzi Alonso (Santurtzi, Bizkaia) foi libertada hoje de manhã. Saiu da cadeia de Logroño, depois de passar quatro anos na prisão.
Anuntzi Alonso, cuja libertação foi divulgada pelos seus familiares, foi detida em Fevereiro de 2005 no âmbito de uma das operações policiais a que as próprias autoridades espanholas chamaram «detenções preventivas».
Muitos dos detidos nestas operações viriam a afirmar ter sido torturados.
Em Julho de 2009, Anuntzi [berriz gure artean!] foi condenada a seis anos de prisão pelo tribunal de excepção espanhol. / Ver: naiz.info e SanturtzikoPresoakeTaIheslariak
«A AN processa dez pessoas, que acusa de integração, entre elas vários advogados» (naiz.info)
Um juiz da AN espanhola processou dez pessoas, na sua maioria detidas numa operação policial em 2010 contra advogados, ex-presos e pessoas relacionadas com os presos; acusa-as de «integração» e de «colaboração» com a ETA.
«O Grupo Internacional de Contacto reuniu-se com o EPPK numa prisão de Paris» (naiz.info via Sanduzelai Leningrado)
No dia 16 de Abril, uma delegação do Grupo Internacional de Contacto (GIC) e os interlocutores do Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK) Mikel Albisu e Marixol Iparragirre mantiveram um encontro na prisão de Réau, próxima de Paris, no qual o colectivo expressou a sua preocupação com o bloqueio do processo e o seu compromisso em continuar a avançar com vista a alcançar uma resolução.
terça-feira, 1 de julho de 2014
Em liberdade a presa política basca Anuntzi Alonso
Etiquetas:
encontro,
estado francês,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão,
Tortura