
Na quarta-feira à noite, pelas 23h00, foi dado o alerta: parecia que a Guarda Civil estava a passar por diversas casas altsasuarras para distribuir notificações em que vários habitantes eram acusados de «enaltecimento do terrorismo».
Embora alguns fossem levados a crer que se tratava de alguma detenção, soube-se depois que o motivo das visitas era a entrega das notificações, nas quais alguns moradores, na sua maioria ex-presos políticos da localidade, eram intimados a depor pela alegada prática do crime de enaltecimento do terrorismo. Os habitantes de Altsasu sublinham que, por trás desta acção, deverá estar a tentativa de criminalização, por parte da Delegação do Governo espanhol ou do Departamento do Interior do Governo de Nafarroa, dos brindes, homenagens ou mobilizações a favor dos presos políticos bascos.
Hoje, soube-se que seis habitantes da localidade do Vale de Sakana tiveram de se deslocar a Iruñea para depor no quartel da Guarda Civil na capital do herrialde, por alegada participação em actos a favor dos presos políticos bascos. / Ver: hitzondo.net e ahotsa.info