domingo, 21 de setembro de 2014

Os 28 anunciam a criação de um Aske Gunea em Loiola: alguns não irão a tribunal

Numa conferência de imprensa massiva, os jovens refutaram o tribunal de excepção e o julgamento que amanhã começa, por considerarem que se baseia «na vingança», mais que em questões legais e de justiça. Centenas de pessoas apoiaram os jovens frente à basílica de Loiola, em Azpeitia (Gipuzkoa).

Alguns dos 28 jovens que começam a ser julgados a partir de amanhã na Audiência Nacional espanhola por alegada pertença à Segi decidiram não comparecer no tribunal. Fazem-no por considerar que este julgamento assenta na «vingança» e tem um carácter «político». Assim, optaram pela desobediência, mas esclarecendo que são 28 arguidos e que há diversas formas de desobedecer: uns em Loiola, outros em Madrid.

Pediram à sociedade basca que apareça em Loiola para apoiar os jovens e participar naquilo que é já o novo Aske Gunea [espaço livre].

Em frente à basílica de Loiola já se começou a preparar o novo Aske Gunea, de forma a poder receber as centenas de pessoas que, com a sua presença física e atitude de desobediência pacífica mas activa, farão frente ao que se julga inevitável: que a AN espanhola decrete a detenção dos jovens que faltarem ao julgamento e que a Ertzaintza execute essas ordens, como já aconteceu noutros casos. Enquanto a resistência durar, os organizadores do Aske Gunea vão propor diversas actividades. Pedem às pessoas que levem material para pernoitar. / Ver: ahotsa.info, topatu.info e argia.com