terça-feira, 16 de setembro de 2014

Grande apoio aos grevistas bilbaínos Urtzi e Telle nas ruas de Deustu

«Aske, aske, aske, grebalariak aske», gritou-se ontem à tarde nas ruas do bairro bilbaíno de Deustu. Cerca de 600 pessoas participaram numa manifestação para reclamar a liberdade dos dois jovens grevistas, bem conhecidos no bairro - Jon Telletxea e Urtzi Martínez -, que acabam de receber ordem de prisão. A partir de 22, têm um prazo de 10 dias para comparecem voluntariamente na prisão, ou seja, dia 1 de Outubro.
O movimento Eleak e plataforma Grebalariak Aske! já avisaram que não os vão deixar sozinhos; as centenas de pessoas ontem presentes na manifestação também deram uma boa resposta. Ali, fez-se um apelo importante: que as pessoas apareçam dia 2 de Outubro, às 11h00, no Albia lorategia, frente ao Tribunal de Bilbo.
Para além disso, na mobilização reclamou-se a absolvição dos jovens, cuja condenação a 2 anos e meio de cadeia pela Audiência Provincial da Bizkaia, por «fazerem umas pintadas» na greve geral de 29 de Março de 2012, foi definida como «um atropelo» e o resultado de «uma montagem vazia». / Ver: uriola.info
Comunicado: 
«La Asamblea Nacional de LAB muestra su solidaridad a Urtzi y a Jon», de LAB (LAB 1 e 2)
Martínez y Telletxea son conocidos por el ingente trabajo que realizan en el movimiento social de sus barrios; este es un castigo a su compromiso político. Así pues, el proceso judicial instruido contra ellos y el castigo impuesto constituye un ataque a toda la clase trabajadora.