sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Em Ondarroa, a bandeirola pelo repatriamento dos presos vê-se melhor agora

Há não muito tempo, um tribunal deu ordem à Câmara Municipal de Ondarroa (Bizkaia) para retirar de uma das paredes do edifício a enorme bandeirola que ali se encontrava havia muitos anos a exigir o repatriamento dos presos políticos bascos.

O portal Turrune!, quando noticiou o caso, fez saber que o Município estava a ponderar alternativas. Ao mal feito a Câmara aplicou remédio forte, pois agora a enorme pancarta está afixada no edifício do Dronge, lá no alto da Artabide kalea, com vista desafogada para o porto, a localidade, a baía.

Foi o Governo espanhol que denunciou a situação: um município assim tão bildutarra e que tantos filhos deu à luta a exigir o repatriamento dos presos! Um juiz foi atrás e declarou que a exibição da bandeirola «enaltecia o terrorismo», pelo que tinha de ser removida. / Ver: Lea-Artibai Hitza e Turrune!

Iritzia/opinião:
«Euskal presoak SOS», de Francisco José Ramada Estévez, Bera (Berria)
Hau guzti hau, ez da kasualitate huts bat, euskal presook heriotzara zigortzen gaituzten esterminioko politika bat da. Horretarako, Espainiako Gobernua, Frankismo garaiko, Guantanamoko edo sionistek palestinarren aurka egindako politikaren ibilbidea eta eredua jarraitzen ari da. Mendeku politikan oinarritutako espetxe politika da. Nahiz eta etengabe demokraziaz eta giza eskubideez bere ahoa betetzen duen.