segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Polícia Municipal de Iruñea reprime jovens de Mendillorri a trabalhar na limpeza das festas

Escrevendo mais uma página absurda na história do acosso à juventude do bairro pamplonês de Mendillorri, agentes da Polícia Municipal de Iruñea procederam, esta manhã, à identificação de vários jovens que participavam nos trabalhos de limpeza do recinto das festas, tendo levado dois para a esquadra.

Seis unidades (!) de agentes apareceram logo de amanhã nas instalações escolares do bairro de Iruñea, cujo pátio estava a ser limpo, depois de este fim-de-semana ali se terem realizado as festas do bairro. Os polícias começaram a retirar os jovens do pátio da escola aos pares e identificaram-nos. Dois deles foram levados para a esquadra para ser identificados, sendo depois libertados.

Testemunhas afirmam que os polícias ameçaram multar os jovens. Parece que a justificação para que seis unidades da Polícia Municipal se deslocassem à escola foi o facto de os jovens estarem a ouvir música enquanto limpavam.

EH Bildu denuncia
Numa nota de imprensa, o EH Bildu denunciou a actuação repressiva da Polícia Municipal, «força militarizada pelo várias vezes reprovado Simón Santamaría»; denunciou a repressão constante a que a juventude de Mendillorri é submetida; e anunciou que vai pedir explicações por estes factos. / Ver: ahotsa.info [Na imagem, uma outra acção repressiva no bairro.]