
Em Agosto de 2012, por ocasião do 25.º aniversário da morte da sua conterrânea Marta Pérez, seis bilbaínos publicaram um artigo de opinião no Gara e no Berria. Cinco deles, acusados de «enaltecimento do terrorismo» pela publicação do artigo, foram julgados, em Fevereiro do ano passado, na AN espanhola, e condenados a um ano de cadeia. O recurso para o Supremo espanhol não deu em nada.
Numa conferência de imprensa ontem realizada em Bilbo, ficou-se a saber que quatro dos visados correm o risco de ir parar à prisão. O quinto foi multado em 7300 euros e o sexto está à espera de ser julgado pelo Tribunal de Menores.
Na conferência de imprensa, em que estiveram presentes alguns dos condenados e a sua advogada, dezenas de pessoas fizeram questão de lhes expressar o seu apoio. Apesar de não terem conhecido Maite, o propósito do artigo foi evocar a figura de alguém que foi muito querida no bairro. «Não foram palavras escritas contra ninguém e sim a favor de muitos», afirmaram.
Acusaram aqueles que os condenam e os levam à prisão de o fazerem, como nas ditaduras fascistas, censurando o direito à livre expressão da palavra e criticaram de forma veemente a tentativa de imposição de «um relato único» sobre o conflito que se vive em Euskal Herria. Perante isto, reivindicaram o seu legítimo direito «a divulgarem o seu relato, assente na verdade». / Ver: topatu.info e naiz.info / Mais info: oroimena_delitu_denean