terça-feira, 30 de setembro de 2014

Quase 200 pessoas pelos direitos dos presos frente à sede do PP em Iruñea

Como é habitual às segundas-feiras, realizou-se ontem, dia 29, uma concentração frente à sede do PP na capital navarra para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viver em Euskal Herria.

Participaram na concentração 175 pessoas, e nas faixas que exibiam podia ler-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira», «La dispersión mata», «Epaiketa politikorik ez / No a los juicios políticos». / Ver: lahaine.org

AN ESPANHOLA RECUSA PRISÃO ATENUADA A IPARRAGIRRE
Um juiz da Audiência Nacional espanhola recusou ontem a aplicação do artigo 100.2 ao preso político basco Ibon Iparragirre. Esse artigo contempla a possibilidade de os presos com doenças graves cumprirem a pena em regime de prisão atenuada.

Ibon Iparragirre, de Ondarroa (Bizkaia), é precisamente um dos presos que cumprem os requisitos para que a medida possa ser aplicada, na medida em que tem uma doença grave e incurável, como sublinhou a Etxerat.

Recorde-se que Iparragirre já esteve a cumprir pena neste regime, em casa, desde Outubro de 2011. Em Março deste ano foi novamente detido, e encarcerado em Basauri. Em Abril, foi transferido para Navalcarnero, sendo afastado de casa. / Ver: kazeta.info e Turrune!