terça-feira, 30 de setembro de 2014

Milhares em Barcelona e em todo o país contra o veto do TC à consulta

Milhares de pessoas concentraram-se esta tarde, pelas 19h00, na Plaça Sant Jaume, frente à Generalitat e à Câmara Municipal de Barcelona, para protestar contra a suspensão cautelar, pelo Tribunal Constitucional espanhol, da Lei de Consultas e da consulta convocada para 9 de Novembro na Catalunha. Seguiu-se uma marcha até à Delegação do Governo espanhol. Tal como em Barcelona, milhares de pessoas vieram para as ruas em todo o país, concentrando-se frente às câmaras municipais em defesa da consulta.

A Praça de Sant Jaume e as ruas circundantes encheram-se por completo, com a multidão a dizer palavras de ordem como «Independència per canviar-ho tot», «La constitució es una presó» e «Votarèm y guanyarem!». Carme Forcadell, presidente da ANC, disse que estava «iniciada a campanha para o dia 9 de Novembro».

Manifestação
Uma manifestação saiu da praça em direcção à Delegação do Governo espanhol. Ao passarem junto à esquadra da Polícia Nacional, protegida por várias patrulhas de Mossos, as pessoas não caíram em provocações, mas gritavam palavras de ordem contra as forças de ocupação e a «democracia» espanholas, bem como: «Ni França ni Espanya, Països Catalans».

À chegada à Delegação do Governo, fortemente protegida pelos Mossos, foi lido um comunicado em defesa da consulta e da desobediência. Não se registaram incidentes. / Muitas fotos: lahaine.org

Leitura: «El Tribunal constitucional suspende la consulta del 9N», de La Haine (lahaine.org)
Mucha prisa para la suspensión cautelar y muy poca para dar una sentencia firme.