quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Gudari Eguna: vítimas dos GAL e da repressão homenageadas este sábado em Hendaia

No contexto do Gudari Eguna, as vítimas dos GAL e da repressão serão homenageadas este sábado em Hendaia (Lapurdi). O acto terá início às 11h30 no frontão Beltzenia.

Numa conferência de imprensa, que decorreu dia 20 no referido frontão, familiares das vítimas afirmaram que três objectivos presidem à homenagem: recordar as vítimas da repressão e mostrar apoio aos seus familiares e amigos, reclamar justiça e toda a verdade, e interpelar os estados francês e espanhol, «em especial a França, pois nada fez contra as acções que os GAL ali levaram a cabo durante cinco anos».

Na apresentação do acto estiveram, entre outros, familiares de Josu Muguruza, Jon Lopategi, Ramon Oñederra, Joxe Benito Mujika, Xenki, e Kandido Saseta, que alertaram para a necessidade de se reconhecer o sofrimento provocado pelos estados: mais de 30 anos passados sobre a criação da organização paramilitar GAL, quase todos os assassinatos estão por esclarecer e quase ninguém foi julgado. / Mais informação: Sare Antifaxista, argia.com e kazeta.info