Ao longo do dia, houve várias actividades na Alde Zaharra [Parte Velha] de Bilbo em solidariedade com quatro habitantes que foram condenados a um ano de cadeia por subscreverem um artigo de opinião e que, agora, estão em risco de ir parar à prisão.
Os bilbaínos Julen Orbea, Aitor Zelaieta, Maku Basabe e Ziortza Aiensa foram condenados a um ano de prisão pela Audiência Nacional espanhola; e, como agora correm o risco de ser encarcerados, o colectivo Oroimena Delitu Denean [Quando a memória é um crime] agendou para este domingo uma jornada solidária na Alde Zaharra.
Às 13h00, tirou-se uma foto solidária na Etxebarrieta plaza, a que se seguiu uma kalejira musicada pelas ruas do bairro; depois, já no gaztetxe 7Katu, houve almoçarada, seguida da actuação do cantautor Fermin Balentzia - para reivindicar que a memória não é um crime.
Recorde-se que a condenação está relacionada com a publicação, no Berria e no Gara, de uma carta escrita no âmbito dos 25 anos morte da militante Maite Pérez. / Ver: naiz / Fotos e info: Oroimena delitu denean
Ainda a anunciar: «Iritzi artikulu batengatik espetxeratze arriskuan dauden gazteei elkartasuna adierazteko eguna igandean» (uriola.info)
domingo, 28 de setembro de 2014
Jornada solidária com os bilbaínos em risco de prisão por um artigo de opinião
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Censura,
cultura,
Esquerda Abertzale,
movimentos fascistas,
Notícias,
Repressão