domingo, 28 de setembro de 2014

Jornada solidária com os bilbaínos em risco de prisão por um artigo de opinião

Ao longo do dia, houve várias actividades na Alde Zaharra [Parte Velha] de Bilbo em solidariedade com quatro habitantes que foram condenados a um ano de cadeia por subscreverem um artigo de opinião e que, agora, estão em risco de ir parar à prisão.

Os bilbaínos Julen Orbea, Aitor Zelaieta, Maku Basabe e Ziortza Aiensa foram condenados a um ano de prisão pela Audiência Nacional espanhola; e, como agora correm o risco de ser encarcerados, o colectivo Oroimena Delitu Denean [Quando a memória é um crime] agendou para este domingo uma jornada solidária na Alde Zaharra.

Às 13h00, tirou-se uma foto solidária na Etxebarrieta plaza, a que se seguiu uma kalejira musicada pelas ruas do bairro; depois, já no gaztetxe 7Katu, houve almoçarada, seguida da actuação do cantautor Fermin Balentzia - para reivindicar que a memória não é um crime.

Recorde-se que a condenação está relacionada com a publicação, no Berria e no Gara, de uma carta escrita no âmbito dos 25 anos morte da militante Maite Pérez. / Ver: naiz / Fotos e info: Oroimena delitu denean

Ainda a anunciar: «Iritzi artikulu batengatik espetxeratze arriskuan dauden gazteei elkartasuna adierazteko eguna igandean» (uriola.info)