sábado, 13 de setembro de 2014

A Guarda Civil leva a cabo uma «operação de castigo» em Altsasu

Várias patrulhas da Guarda Civil ocuparam ontem, 12, o centro de Altsasu, tendo entrado em diversos bares da localidade navarra para revistar e identificar a clientela. Os militares foram equipados com material anti-motim e levaram cães de quatro patas; afirmaram, contudo, que se tratava de uma «inspecção civil de rotina». A operação ocorre duas semanas depois do Ospa Eguna.

Nas palavras da Guarda Civil, o que ontem se passou em Altsasu foi uma «inspecção civil de rotina»: vários furgões e jipes, dezenas de agentes apetrechados com material anti-motim, cães, revistas a bares no centro da localidade, identificações dos clientes e de pessoas que assistiam a tal... «rotina».

Isto ocorreu por volta das 17h00. O Hitzondo, via Twitter, deu o alerta para a existência de um grande dispositivo da Guarda Civil em Altsasu e, depois, foi dando informações sobre o que se estava a passar na localidade do Vale de Sakana.

Durante quase uma hora, os militares entraram em bares, identificaram e revistaram quem estava lá dentro, e ocuparam a praça e as ruas adjacentes, onde procederam à identificação de quem presenciava estes acontecimentos - que têm lugar poucas horas antes do início das festas (as txosnas [barracas] estavam a ser montadas) e quinze dias depois da realização do Ospa Eguna. Nas redes sociais, não foram poucos os que estabeleceram uma relação entre estes factos. / Ver: ahotsa.info