domingo, 7 de setembro de 2014

Asteburu Laranja contra os julgamentos e em defesa dos direitos civis e políticos

A dinâmica contra o julgamento de 28 jovens independentistas, com início a 22 de Setembro na Audiência Nacional espanhola, conhecerá um novo impulso no próximo fim-de-semana com a realização do «Asteburu Laranja», que terá várias acções descentralizadas pelo país, e de um acto nacional em Gernika (Bizkaia).
Aproxima-se o julgamento dos 28 jovens bascos acusados de ser membros da Segi. Julgados pela sua militância política, enfrentam penas que vão até aos seis anos de cadeia. Nove dos arguidos são navarros: Ibon Esteban (Errotxapea, Iruñea), Garazi Autor e Egoi Irisarri (Donibane, Iruñea), Izaskun Juárez e Ander Maeztu (Txantrea, Iruñea, e Antsoain), Eneko Villegas (Atarrabia), Xabier Arinas, Imanol Salinas e Ohiana Lopez (Burlata).

Aproxima-se mais um julgamento político e as mobilizações intensificam-se. Para o próximo fim-de-semana foi convocado o chamado «Asteburu Laranja», um fim-de-semana (sexta e sábado) com múltiplas iniciativas descentralizadas e carregadas de solidariedade nas terras e bairros dos arguidos. Para domingo foi marcado um acto nacional no Centro Cultural Astra, em Gernika. Tem início às 12h00 e contará com a participação dos arguidos e membros da plataforma de defesa dos direitos civis e políticos Eleak.

Já depois do início do julgamento, a 27 de Setembro, haverá um Libre Eguna em Antzin (Lizarraldea) em solidariedade con Xabier Bidaurre (jovem alavês com fortes ligações a Nafarroa). O prato forte são os concertos de Doctor Deseo, Ze Esatek e Txokonedituak.

Ver informações sobre as acções convocadas para a Txantrea, Antsoain, Donibane e Praça do Castelo, em Iruñea, em ahotsa.info