sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Homenagem a Baltazar Ojeda Negretti, Comandante Elías, no 23 de Enero

«!Honor y Gloria para los caídos!», foi algo que se ouviu em diversas ocasiões, na tarde de dia 6, no corredor dos bustos, ali onde os que ainda estão recordam os que já se foram.

Camaradas, amigos, familiares e um grande número de simpatizantes juntaram-se este sábado à tarde, 6, no Boulevard Simón Bolívar, situado na Cañada do 23 de Enero, em Caracas, para render homenagem a Baltazar Ojeda Negretti, o Comandante Elías - quando passam 22 anos sobre o seu desaparecimento -, no acto de inauguração do seu busto.

A cerimónia, que ultrapassou todas as expectativas e foi organizada pela Coordenadora Simón Bolívar, começou com as notas do «Gloria al Bravo Pueblo», hino oficial da República Bolivariana da Venezuela, a que se seguiu «A Internacional»; por fim, antigos membros do PCV, do MIR e de vários grupos insurgentes do passado recente cantaram, de forma emotiva, o «Bella Ciao», hino dos partisans.

Em seguida, fez uso da palabra um membro da Coordenadora Simón Bolívar, Juan Contreras, que deu as boas-vindas aos camaradas que participaram na homenagem - a quem chamou «guerrilheiros de ontem, combatentes de sempre».

A homenagem prosseguiu com a participação do menino Yoleique, que recordou algumas frases famosas de Simón Bolívar e outras consignas mais, e de Hugo Ojeda Negretti, irmão do homenageado, que sublinhou a adesão à homenagem e o «carinho profundo» pela figura do seu irmão e camarada. / Mais infomação e vídeos: pakitoarriaran.org / Sobre o Comandante Elías, ver: CSB