domingo, 14 de setembro de 2014

Gernika reivindicou a liberdade dos 28 jovens independentistas

O Centro Cultural Astra, em Gernika (Bizkaia), encheu-se, hoje, para reivindicar o fim dos julgamentos políticos, a defesa dos direitos civis e políticos e a liberdade dos 28 jovens acusados de pertencer à Segi que começam a ser julgados em Madrid dentro de uma semana (dia 22). Para esse efeito, foi apresentada uma «declaração dos cidadãos» e foram assumidos compromissos.

No acto nacional hoje realizado em Gernika para denunciar o julgamento dos 28 jovens independentistas reivindicou-se a passagem da solidariedade ao compromisso e, nesse sentido, o Eleak fez um apelo à desobediência a leis injustas; um representante dos 40 jovens independentistas absolvidos em Junho assumiu o compromisso de, entre todos, ajudar a fazer frente às despesas associadas ao julgamento; agentes sociais, políticos e sindicais, por seu lado, comprometeram-se a continuar a trabalhar pelo fim dos julgamentos políticos. Também vão pôr em marcha uma recolha e assinaturas.

O julgamento destes jovens começa a 22 de Setembro e prolonga-se até Dezembro, na AN espanhola. Tal como se recordou, as acusações que sobre eles pendem são as mesmas que eram apontadas aos 40 que foram absolvidos em Junho deste ano.

Os jovens grevistas bilbaínos Jon Telletxea e Urtzi Martínez, condenados a 2 anos e meio de cadeia por fazerem umas pintadas na greve geral de 29 de Março de 2012, também estiveram presentes no acto de hoje, tendo recebido o apoio dos presentes. Amanhã têm de ir a tribunal e, de acordo com a informação divulgada pela plataforma Grebalariak Aske!, a partir de dia 22 têm um prazo de 10 dias para se apresentar na cadeia. A Grebalariak Aske! convocou uma manifestação para amanhã (19h00), a partir da Done Petri plaza, no bairro bilbaíno de Deustu.

Fim-de-semana laranja
Organizado pelas várias assembleias dos bairros e localidades de onde são os 28 jovens independentistas bascos, o «Asteburu laranja» teve como objectivos denunciar os julgamentos políticos, defender os direitos civis e políticos e apoiar os 28, mostrando-lhes que não estão sozinhos.

Este «fim-de-semana» teve início na sexta-feira e prolongou-se até hoje, com múltiplas e variadas iniciativas a decorrerem em localidades como Astigarraga, Bergara, Burlata, Atarrabia, Sestao, Portugalete, Santutxu (Bilbo), Txantrea (Iruñea), Errotxapea (Iruñea) e centro de Iruñea (onde se construiu um mural alusivo a Iruñerria - toda a comarca de Pamplona), Gasteiz, Donostia (onde hoje se realizou uma manifestação) e Gernika (onde decorreu o acto nacional). / Fontes: topatu.info e outras / Fotos: topatu.info