segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Tribunal de Pau dá ordem de expulsão à ikastola de Ziburu

O Tribunal Administrativo de Pau deu um prazo de sete dias à ikastola de Ziburu (Lapurdi) para abandonar o edifício em que se encontra, no bairro de Marinela. Depois disso, por cada dia passado no edifício a ikastola terá de pagar 100 euros de multa. O ano lectivo em Iparralde [Norte do país] começa amanhã.

No dia 5 Julho, terminou o acordo firmado entre o município e a Kaskotenia ikastola para que os alunos desta pudessem utilizar um espaço público no bairro de Marinela. Face à necessidade de se chegar a um novo acordo, a Câmara Municipal começou a colocar problemas sobre a localização da ikastola – sendo que a Seaska (Federação das Ikastolas de Iparralde) jamais ponderou a hipótese de que a localidade ficasse sem essa instituição de ensino.

Então, a Câmara levou o caso para os tribunais: primeiro para o de Baiona, que considerou que o tema era demasiado complexo; depois para o de Pau, que na sexta-feira, 29 de Agosto, adiou uma decisão para hoje.

Ainda antes de conhecer a sentença, o presidente da Seaska, Hur Gorostiaga, disse que, independentemente da decisão judicial, na terça-feira (amanhã) o ano lectivo iria começar no mesmo local. / Ver: argia.com