quinta-feira, 28 de maio de 2015

Adiado para 11 de Junho julgamento de jornalista e militantes da Ernai, hoje expulsos da sala

O julgamento de sete militantes da organização juvenil Ernai e da jornalista Iraitz Salegi, do topatu.info, que hoje começou no tribunal de excepção espanhol, em Madrid, foi adiado para 11 de Junho.

O julgamento foi interrompido quando os réus - acusados de «enaltecimento do terrorismo» - deram os braços e gritaram «euskal gazteria aurrera!» [juventude basca, avante!], exibindo T-shirts com os rostos figurados de sete jovens bascos recentemente condenados a seis anos de cadeia por alegada pertença à Segi. A juíza expulsou-os da sala, bem como os jornalistas que ali se encontravam.

Alguém no público gravou este vídeo:

O preso político basco Xabier Lopez Peña morreu quando decorria o festival Gazte Danbada, organizado pela Ernai em 2013, e, no acto político, a Ernai denunciou «as medidas de excepção impostas por França e Espanha aos presos». Por isto, sete elementos da organização juvenil, a jornalista Iraitz Salegi (uma de muitos jornalistas que cobriram o acto) e o militante da esquerda abertzale Periko Solabarria (que interveio no acto) foram acusados de «enaltecimento do terrorismo». Ministério Público e acusação particular pediram, para cada um, penas que oscilam entre os 18 e os 24 meses de prisão. Entrentanto, ontem soube-se que Periko não iria ser julgado.

Foram convocadas diversas mobilizações esta semana: ontem, em Soraluze (Gipuzkoa); hoje, em Barakaldo (Bizkaia) e Gasteiz. / Ver: argia e uriola.info