sexta-feira, 22 de maio de 2015

Desconhecidos atacaram murais em Altsasu enquanto afixavam propaganda do PP

Vários murais reivindicativos do movimento popular (contra a repressão, contra a incineração, anti-TGV, etc.) foram atacados com spray enquanto eram afixados cartazes eleitorais do PP. Habitantes dos bairros de Intxaurrondo e Zelai Txiki alertaram o portal hitzondo.net para este facto, ocorrido na madrugada de terça para quarta-feira. Os murais ficaram como o que se vê na imagem.

As mesmas pessoas também destruíram murais na zona da Câmara Municipal, contra a incineração na Cimentos Portland. Aqui, aproveitaram ainda para atacar propaganda eleitoral da IU-IE e da EH Bildu. Na Rua Bakea/La Paz, sabotaram murais contra a repressão policial e a favor dos presos.

O hitzondo.net refere que as várias forças políticas que se apresentam a estas eleições foram realizando várias acções de campanha (comícios, afixação de cartazes, distribuição de folhetos porta a porta), mas que a UPN e o PP primaram pela ausência durante uma semana e meia. Por isso, afirma-se no portal de Altsasu, foi estranho ver as paredes da terra cheias de propaganda do PP na quarta-feira de manhã.

Por seu lado, a UPN andou pelas ruas da localidade na quarta-feira - três elementos que depois divulgaram fotos nas redes sociais posando junto a edifícios conhecidos, e nas quais diziam que iam «limpar Alsasua» ou «reactivar a zona». O candidato do PP à Câmara de Altsasu negou os factos numa mensagem lançada no Facebook. / Ver: ahotsa.info e lahaine.org