quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ibon Goieaskoetxea foi agredido por funcionários da prisão de Fleury

Num comunicado, a Etxerat revelou o caso do preso político gernikarra Ibon Goieaskoetxea, que foi agredido por funcionários da cadeia francesa de Fleury-Mérogis no dia 23 de Abril. «Esta gravíssima violação» teve origem na visita recusada ao seu irmão Zigor, que já se deslocara até à prisão. A Etxerat afirma que Ibon, incomodado com a situação, pediu explicações por não ter sido avisado antes.

Goieaskoetxea foi agredido na sala de inspecções. A associação informa que o preso recebeu socos e pontapés nas costas, nos joelhos e nas pernas e também na parte posterior da cabeça. Também lhe torceram os braços e os pulsos. Algemado, foi levado para a cela, onde «foi novamente agredido».

Em Julho de 2012, Goieaskoetxea também foi agredido na prisão de Villefranche. A Etxerat informa ainda que o irmão do preso ficou impedido de o visitar por um período de seis meses, sem que se conheça o motivo da decisão. Assim, a advogada da família pediu explicações por escrito ao procurador, ponderando a hipótese de avançar com acções legais. / Ver: etxerat.info (eus / cas) e naiz

AMNISTIA EGUNA EM LEITZA
Celebra-se no sábado, 9, em Leitza (Nafarroa), o Dia da Amnistia. O programa inclui, pelas 11h00, a exibição de um vídeo, a que se seguirá uma mesa-redonda sobre «A reivindicação histórica da amnistia. Do passado para o futuro», com a participação de Idoia Iragorri, Filipe Bidart, Elias Fernandez e Josu Ormaetxea.
O almoço popular com bertsos é às 14h00 e conta com os bertsolaris Aitor Mendiluze e Jone Uria. Às 19h30 tem início a kalejira pelas ruas da localidade, finda a qual terá lugar o acto político (na Herriko Plaza). / Ver: amnistiAskatasuna