quarta-feira, 13 de maio de 2015

O preso político basco Oier Ardanaz foi libertado

Oier Ardanaz, preso do bairro da Txantrea (Iruñea), saiu esta manhã da cadeia francesa de Mont-de-Marsan, depois de ter cumprido quatro anos de pena.

Em 2009, teve de fugir da sua terra para não ser torturado, conseguindo escapar a uma operação policial contra a Segi. Dois anos mais tarde, foi detido pela Polícia francesa e condenado a cinco anos de cadeia. No tempo em que esteve na prisão, foi-lhe aplicada a política de dispersão. / Ver: naiz e ahotsa.info

INMA BERRIOZABAL, LIBERTADA HÁ UMA SEMANA
A presa política basca Inma Berriozabal foi libertada na quarta-feira, 6. Saiu de manhã da prisão de A Lama (Galiza) e, à tarde, foi calorosamente recebida no seu bairro, Santutxu (Bilbo). O seu nome aparecia na lista dos presos bascos com doenças graves divulgada pela Etxerat e a Jaiki Hadi, e foram muitas as mobilizações a pedir a sua libertação. Contudo, os tribunais não acederam a esse pedido e Inma teve de cumprir a pena na íntegra.

Berriozabal foi detida em Março de 2008 no âmbito do processo 18/98; trabalhava numa agência de viagens que o juiz Baltasar Garzón acusou de financiar as estruturas da esquerda abertzale. Pagou uma fiança de 30 mil euros e saiu em liberdade, mas em Abril de 2009 voltou a ser detida e foi condenada pelo tribunal de excepção espanhol a 12 anos de cadeia, que o Supremo reduziria para sete anos e meio.

Berriozabal, de 63 anos, sofre de hepatite B, asma brônquica, artrite psoriática, diabetes, hipertensão, sinusite, entre outros problemas, e teve de ser operada diversas vezes. / Ver: Berria e uriola.info