terça-feira, 26 de maio de 2015

Apoio a Periko e demais perseguidos pelo fascismo espanhol em Barakaldo

A plataforma Libre de Barakaldo agendou para esta quinta-feira, 28, uma manifestação contra os vários julgamentos políticos e processos movidos contra habitantes desta localidade biscainha. A mobilização parte às 20h00 da Bide Onera plaza e nela será dada especial ênfase ao caso do militante da esquerda abertzale Periko Solabarria, de 85 anos, que será julgado no dia 28 no tribunal de excepção espanhol, juntamente com uma jornalista do topatu.info e sete militantes da Ernai, todos acusados de «enaltecimento do terrorismo».

O Ministério Público pede que Periko seja condenado a 18 meses de cadeia devido à sua participação no acto político do festival Gazte Danbada, organizado em Urduña (Bizkaia) pela Ernai em 2013. Para além de denunciar a incriminação de sete membros da organização juvenil Ernai e da jornalista Iraitz Salegi, a plataforma Libre, na conferência de imprensa hoje realizada em Barakaldo, centrou-se nos vários casos de repressão que os habitantes da localidade enfrentam.

Assim, Ibaia, em euskara, e Dabitxu, em castelhano, denunciaram a violação de direitos civis e políticos que os cidadãos bascos padecem, entre eles os barakaldarras Unai Vázquez, membro da Askapena, que o Estado espanhol quer ilegalizar, e que pode apanhar seis anos de cadeia; dois jovens foram identificados durante uma greve de estudantes e podem apanhar 15 meses de cadeia; outro jovem, que apoiava uma acção em defesa do direito ao aborto no Hospital de Gurutzeta/Cruces, pode apanhar 18 meses de cadeia.

Outros cinco jovens foram acusados, pelo delegado do Governo espanhol, Urkixo, de ultraje a Espanha e injúrias e ameaças às forças de segurança (o processo está em fase instrutória), e dois barakaldeses foram detidos na terceira fase da chamada «operação Aranha», acusados de «enaltecer o terrorismo» nas redes sociais. Para além da denúncia, fez-se um apelo à mobilização.

Conferência de imprensa em Barakaldo [HerriKolore]Apoiam esta convocatória dezena e meia de agentes sociais, os sindicatos CNT, CGT, ELA, ESK, LAB, STEE-EILAS e as forças políticas EH Bildu e Irabazi. / Ver: BarakaldoDigital e argia