quinta-feira, 28 de maio de 2015

Exército espanhol largou dez toneladas de bombas nas Bardenas

24 caças de combate da Força Aérea espanhola, que participam nos exercícios militares designados como «Tormenta 2015», dispararam cerca de dez toneladas de bombas com carga real no território navarro das Bardenas.

No decorrer do exercício foram lançados 32 projécteis, entre os quais dois mísseis Maverick e outro tipo de bombas guiadas, que, de acordo com a versão oficial, atingiram os alvos no solo. Mas tem havido notícias de bombas que não explodiram ou que foram parar longe do alvo, como as que caíram a 50 metros de uma viatura.

Todos os anos se realizam exercícios deste género no campo de tiro das Bardenas, que o Ministério da Defesa espanhol alugou até 2028. Ecologistas e uma grande parte do povo basco têm afirmado, ano após ano, a vontade de ver este território de características únicas, entre Nafarroa e Aragão, livre de bombas. / Ver: Berria e naiz

«Ejercito del Aire de las Fuerzas Armadas españolas entrenan en el poligono de tiro de las Bardenas» (askapena.org)
Estos ejercicios se realizan con el fin de preparar y optimizar las intervenciones que realiza el Estado español en el seno de la estrategia imperialista que impulsa la OTAN. / En este sentido, desde Askapena como abertzales e internacionalistas que somos, reiteramos una vez más nuestro mas rotundo rechazo a la presencia des las fuerzas de ocupación españolas en nuestro territorio y a la propia existencia de la estructura politico-militar de la OTAN.