sábado, 2 de maio de 2015

Centenas manifestaram-se em Bilbo contra o capitalismo

Centenas de pessoas vieram para as ruas da capital biscainha, no Dia Internacional dos Trabalhadores, para participar na mobilização convocada por vários colectivos com vincado cariz revolucionário. Quiseram, dessa forma, manifestar-se contra o capitalismo e recuperar o conteúdo de luta perdido nos últimos por esta jornada. A participação de estudantes foi grande.

No início da manifestação, na ponte de Deustu, prestou-se homenagem à luta dos trabalhadores e a todos os que, por essa luta, sofreram a repressão. A mobilização seguiu depois em direcção ao Teatro Arriaga, percorrendo o centro da capital biscainha vigiada por um forte dispositivo da Polícia Autonómica espanhola, que se dedicou a «tarefas de videogravação».

Junto ao Arriaga, sublinhou-se «a necessidade de reforçar a consciência de classe e de acabar com o actual sistema económico», e, mesmo no final da mobilização, os presentes cantaram «A Internacional» e o «Eusko Gudariak».

Manifestação contra o capitalismo [Buiaka!]Ver: lahaine.org e buiaka.info / Mais fotos: maiatzak1egin

No manifesto conjunto dos promotores, afirma-se a necessidade de tornar o Primeiro de Maio um momento de referência para a luta, bem como a necessidade de resgatar a identidade do Povo Trabalhador basco, para assim se «responder aos ataques que, diariamente, o imperialismo norte-americano e europeu e a burguesia basca empreendem contra a soberania de Euskal Herria e a sua classe trabalhadora».

A necessidade de organização e luta fica bem vincada na reflexão destes colectivos, que vêem como o povo trabalhador basco é «atirado contra as cordas» pelas reformas laborais impostas pelos estados espanhol e francês, «flexibilizando o emprego para proteger as transnacionais e limitar a capacidade de luta» dos trabalhadores. Isto, num cenário político crescentemente marcado pela repressão - de que são exemplo «a lei da mordaça [...] ou a aplicação de sentenças exemplares a sindicalistas, grevistas e a todos os que lutam por condições mais justas». / Ver: boltxe.info

Ver: «Euskal Herria: 1 de Mayo en imágenes» (BorrokaGaraiaDa)