segunda-feira, 11 de maio de 2015

No domingo, Gasteiz apoiará os jovens independentistas condenados

O tribunal de excepção espanhol condenou a seis anos de cadeia sete dos 28 jovens independentistas bascos julgados no último Outono pela sua militância política. Quatro deles - Marina Sagastizabal, Xabat Moran, Ainhoa Villaverde e Bergoi Madernaz - foram detidos pela Ertzaintza na quarta-feira passada, antes de a sentença ter sido divulgada; os outros três - Ibon Esteban, Aiala Zaldibar e Igarki Robles - continuam em liberdade. Para denunciar a perseguição à juventude basca, no domingo haverá uma manifestação na capital alavesa (Bilbo plaza, 12h00).

Os quatro jovens detidos pela Ertzaintza no dia 6 encontram-se nas prisões de Zaballa e Basauri. Hoje, os seus familiares dirigiram-se aos tribunais de Gasteiz e Bilbo para denunciar o seu encarceramento, que consideram «ilegal».

Aiala Zaldizar apela à participação
Esta jovem de Gasteiz, condenada a seis anos de cadeia pela sua militância política e social, encontra-se escondida e fez chegar um vídeo ao Berria no qual agradece o apoio de todos e apela à participação na mobilização agendada para o próximo domingo.«O Estado espanhol mostrou a sua cara», afirma Zaldibar: «Não tem qualquer intenção de que em Euskal Herria haja uma verdadeira situação de paz». A gasteiztarra critica o papel da Ertzaintza e do PNV neste cenário e afirma que a «juventude basca é um alvo por ser garantia e motor de mudança».

Zaldibar pede que se dê «continuidade à luta» e se «trave os julgamentos políticos» e, neste sentido, apela à participação na mobilização de domingo em Gasteiz. / Ver: topatu.info e Berria / Ver também: aseh