O preso político basco Mikel Egibar foi libertado hoje, depois de ter passado nove anos e meio na cadeia. Foi condenado no âmbito do processo 18/98, na parte relativa ao Xaki.
O donostiarra, que vive em Zizurkil (Gipuzkoa), foi inicialmente condenado a 13 anos de prisão pela AN espanhola, mas veria a pena reduzida para nove anos e meio pelo Supremo Tribunal. Passou os últimos anos na cadeia de Zuera (Aragão); antes, esteve na de Algeciras, a cerca de mil quilómetros de Euskal Herria. No Verão de 2012, a mulher e o filho ficaram gravemente feridos num acidente ocorrido no regresso de uma visita. (naiz e Berria)
O preso político Alex Akarregi, do bairro bilbaíno de Deustu, foi libertado ontem, 18, depois ter passado seis anos na cadeia. O deustuarra foi detido pela Polícia francesa em Fevereiro de 2009 e encontrava-se encarcerado desde então. Ontem, saiu da prisão de
Mont-de-Marsan. (naiz)
Gorka Betolaza, preso político basco de Gasteiz, foi libertado no domingo, 17. Em 2011, foi detido em Itsasu (Lapurdi), na sequência de um mandado europeu emitido contra ele, e teve de cumprir quatro anos de pena. Em 2007, tinha sido detido na operação policial contra a «Kalaka». (naiz)
terça-feira, 19 de maio de 2015
Presos bascos Mikel Egibar, Alex Akarregi e Gorka Betolaza libertados
Etiquetas:
Dispersão,
Notícias,
Presos Políticos,
Repressão