quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cresce o apoio à marcha nacional de Gasteiz contra os julgamentos políticos

No domingo, realiza-se em Gasteiz uma manifestação nacional contra os julgamentos políticos e a perseguição à juventude revolucionária basca, e para apoiar os sete jovens independentistas bascos recentemente condenados pela AN espanhola a seis anos de cadeia, julgados pela sua militância política no Outono de 2014 com mais 21 companheiros.

Com a marcha, pretende-se também denunciar a detenção, pela Ertzaintza, de Marina Sagastizabal, Xabat Moran, Ainhoa Villaverde e Bergoi Madernaz - encontram-se há uma semana nas prisões de Zaballa e Basauri - e apoiar e proteger Ibon Esteban, Aiala Zadibar e Igarki Robles, escondidos desde dia 6.

Ontem, familiares destes jovens, representantes dos 28 jovens arguidos no processo 1/12, do Eleak e dos grupos de trabalho Libre deram uma conferência de imprensa na capital alavesa para apelar à participação na «Marcha Laranja», a iniciativa «desobediente» que no domingo partirá da Bilbo plaza ao meio-dia, sob o lema «Nós somos vós». Na ocasião, afirmaram que este domingo vão «mostrar os dentes ao agressor», acarinhar aqueles de quem mais gostam, «defender os seus direitos e Bergoi, Aiala, Ibon, Ainhoa, Igarki, Marina e Xabat».

Em Iruñerria e Bilbo, de onde são dois dos condenados, estão a ser organizadas viagens para Gasteiz. / Mais informação: argia, #ResistGasteiz, topatu.info, lahaine.org