segunda-feira, 18 de maio de 2015

Milhares em Sarriguren para defender a nova escola pública basca

Cerca de 15 mil pessoas participaram ontem, 17, na festa que a Sortzen elkartea organizou em Sarriguren em defesa da nova escola pública basca. No caso, a reivindicação teve um sentido literal, pois a escola de Sarriguren, no município navarro de Eguesibar, já é pequena para as necessidades.

Foi precisamente isso que se sublinhou no início da 20.ª edição da festa da Sortzen em Nafarroa: a escola «tornou-se pequena e precisamos de uma nova». Para além disso, e como é normal num encontro destes, fez-se a defesa do ensino público de qualidade e apelou-se à luta contra as reformas educativas espanholas. Recorde-se que a associação promotora defende que a nova escola pública basca seja: euskaldun e plurilingue; autónoma; «realmente democrática»; pública e de qualidade, laica e integradora; inteiramente gratuita; estável para os trabalhadores. [Ver aqui.]

Nos últimos anos, os pais dos alunos de Sarriguren têm alertado o Governo navarro para a necessidade de se construir uma escola nova, uma vez que, com o aumento da procura, a escola actual se tornou pequena. No final do acto de abertura, plantou-se uma árvore, para que se faça grande como a escola. Depois, a multidão começou a deambular pelos quatro espaços da festa, onde houve muita animação: cabeçudos, espectáculos variados, provas desportivas e espaços para a brincadeira e a palhaçada. / Ver: naiz e ahotsa.info / Fotos: festa da Nova Escola Pública Basca (Berria)