domingo, 31 de maio de 2015

Lasterbidean, solidariedade desportiva com os presos e refugiados nas ruas de Berriozar

A corrida em defesa dos direitos dos presos e dos refugiados políticos bascos já se realizou por duas vezes - em Oiartzun (Gipuzkoa) e Larrabetzu (Bizkaia). Este ano tem lugar em Berriozar (Nafarroa), a 7 de Junho.

A Lasterbidean é uma iniciativa popular e solidária, que partiu do âmbito desportivo e nele se cimenta. Surgiu há três anos como contributo para a defesa dos direitos dos/as presos/as e dos/as refugiados/as políticos/as bascos/as, bem como dos seus familiares.

Na apresentação, que decorreu em Iruñea há umas semanas, os organizadores afirmaram que «nas ruas e encostas de Berriozar se verá a viva e colorida vontade popular que existe neste país de trazer para Euskal Herria aqueles que, alvo de repressão, se encontram longe de suas casas. No dia 7 de Junho vamos encurtar a distância que nos separa».

Para além da prova desportiva (na verdade, duas, com distâncias diferentes), foi agendado um programa lúdico, um almoço popular e um acto central. / Mais informação: ahotsa.info e lasterbidean.eus