quarta-feira, 14 de setembro de 2016

«A base britânica da NSA na base do programa de assassinatos seletivos dos EUA»

[De Ryan Gallagher] Aqui, no coração da tranquila região campestre da Inglaterra, fica a maior base de espionagem no exterior da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA.

Anteriormente conhecida apenas pelo codinome Estação de campo 8613, a base secreta — agora conhecida como Estação Menwith Hill — fica localizada a nove quilômetros a leste da pequena vila de Harrogate, no Norte de Yorkshire. Originalmente destinada a monitorar as comunicações dos soviéticos durante a Guerra Fria, a estação teve seu foco drasticamente alterado e, hoje, é parte fundamental da rede de vigilância global em expansão da NSA. (theintercept.com)

«Fortes críticas a fundo da UE que reforça a Europa Fortaleza» (Abril via Diário Liberdade)
O objectivo deste fundo é «subornar os países para que impeçam os migrantes de partir ou para que os aceitem de volta quando forem deportados», disse Albiol, que entende estar na presença de uma prática de «chantagem – dinheiro em troca de travar os fluxos migratórios».
[...]
Recordando o «vergonhoso» acordo assinado com a Turquia, o deputado comunista português [João Ferreira] disse que, agora, a UE «quer alargar aos países africanos esta política de externalização de fronteiras e de gestão dos fluxos migratórios ao sabor dos interesses e necessidades de mão-de-obra do grande capital europeu».