quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Nas cadeias e nas ruas, prossegue a luta pela libertação dos presos doentes

Fernando Lizeaga está há 25 dias em greve de fome, em Etxarri Aranatz (Nafarroa), e na cadeia de Huelva os presos políticos bascos estão a dar seguimento à greve de fome rotativa pela libertação imediata dos presos doentes. Para além destas, há outras lutas em curso e estão agendadas mobilizações pela amnistia e pelo repatriamento dos presos políticos.

Em Etxarri Aranatz, Joxean Kortadi abandonou a greve de fome no domingo passado (porque o corpo não aguentava mais). Por seu lado, Fernando Lizeaga cumpre hoje o 25.º dia em jejum para reivindicar a libertação imediata dos presos com doenças graves. Na cadeia de Huelva, começa o quarto turno da greve de fome rotativa levada a cabo pelos presos, findo o período de jejum cumprido pelo preso navarro Patxi Ruiz.

Para reforçar a reivindicação da libertação imediata dos presos bascos doentes, realiza-se amanhã, em Igorre (Bizkaia), uma concentração (19h30); e no gaztetxe de Senpere (Lapurdi) realiza-se um jejum solidário nos dias 10 e 11. Ambas as iniciativas são convocadas pelo Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA).

Outras lutas
Já na cadeia francesa de Valence, Aletxu Zobaran e Ibon Goieaskoetxea estão há 31 dias em luta pela transferência para uma prisão mais próxima de Euskal Herria. Permanecem no mitard (cela de castigo) e em greve às comunicações (visitas suspensas). Para apoiar a luta de Ibon e Aletxu, o MpA agendou, para hoje, uma concentração frente ao Consulado francês em Bilbo e, para dia 24, uma marcha à prisão de Valence.

Na cadeia francesa de Fleury, terminou a luta que os seis presos políticos bascos ali encarcerados levaram por diante durante quatro meses, exigindo o seu reagrupamento. A intensa luta deu frutos no passado dia 31 de Agosto, quando os presos viram concretizadas as suas pretensões.

Manifestações
Como já ontem noticiámos, por ocasião das estropadak (regatas de traineiras) em Donostia, no dia 11, realizam-se duas marchas: uma convocada pelo MpA, para reivindicar a amnistia, e outra pela plataforma Free them all (ou o Sortu), para reclamar o repatriamento dos presos. Ambas partem do Boulevard, às 14h00 e às 13h30, respectivamente.

Também em Donostia, no dia 15 uma marcha convocada pela rede Sare irá percorrer a cidade a partir das 17h00 reclamando a liberdade para o presos doentes, no âmbito da campanha «Salatzen dut» (denuncio). / Ver: lahaine.org