domingo, 11 de setembro de 2016

Homenageados em Iruñea os professores mortos pela direita espanhola em 1936

Na homenagem, com carácter oficial, estiveram representantes do Governo de Nafarroa, da Câmara Municipal de Iruñea e do Parlamento. Os familiares agradeceram, emocionados, este reconhecimento, que demorou 80 anos a concretizar-se em virtude da conivência de anteriores governantes com a ditadura franquista.

Ontem, dia 10, a Praceta de San José, junto à antiga Escola do Magistério, em Iruñea, encheu-se de gente para assistir à homenagem oficial aos docentes que sofreram a repressão do nacionalismo espanhol, na sequência do golpe militar de 1936, muitos dos quais pagaram com a vida o facto de ensinarem. A Educação foi um problema grave para a direita espanholista, há 80 anos e hoje - basta lembrar a resistência que opõe à aprendizagem do euskara ou ao ensino livre, científico, de um modo geral, invocando o seu nacionalismo de direita retrógrado e/ou as suas crenças religiosas.

O descerramento de uma placa numa das paredes da antiga Escola do Magistério pôs um ponto final à cerimónia de reconhecimento pelo trabalho das pessoas que sofreram na pele por serem agentes activos numa educação científica, de qualidade e afastada de superstições e dogmas religiosos. / Ver: ahotsa.info [com vídeo] / Fotos: ekinklik.org