domingo, 18 de setembro de 2016

Famílias biscainhas reivindicaram direito à habitação digna frente à Alokabide

Por iniciativa de diversos colectivos sociais da Bizkaia, famílias biscainhas que sofreram processos de despejo realizaram na quarta-feira passada, 14, em Bilbo, uma concentração frente às instalações da Alokabide - sociedade pública do Governo de Lakua encarregue do aluguer protegido.

Com esta iniciativa, os presentes quiseram protestar contra as dificuldades no acesso às prestações sociais, para poderem fazer frente aos alugueres e hipotecas, bem como contra os requisitos de inscrição no Etxebide - Serviço Basco de Habitação. Esta situação também mereceu críticas da parte do Ararteko ou Defensor do Povo na Comunidade Autónoma Basca (CAB).

Num comunicado dos Colectivos Sociais da Bizkaia, afirma-se que, na CAB, ocorreram 263 execuções hipotecárias nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

A estes dados, acrescentam os divulgados pelo Conselho Geral do Poder Judicial, de acordo com os quais foram executados 306 despejos no primeiro trimestre do ano; se deram 169 despejos em habitações alugadas; e 57 foram executados pelo Governo de Lakua em habitações públicas. Estes dados apontam para cinco despejos por dia na CAB, três dos quais na Bizkaia.

Política de cortes leva à pobreza
O critério de redução no número de prestações sociais atribuídas que tem vindo a ser seguido nos últimos anos está a levar ao aumento de situações de exclusão social e pobreza no País Basco: mais de um terço das famílias vivem em situação de pobreza grave.

No comunicado, os Colectivos Sociais da Bizkaia sublinham que, em 2015, aumentou a exclusão social na CAB, bem como a percentagem de população que se encontra em situação de privação material severa. Destacam, em simultâneo, que 15% das famílias têm dificuldade em arranjar trabalho e que 18% dos trabalhadores recebem salários muito baixos, abaixo do limiar da pobreza.

Colectivos Sociais da Bizkaia: Argilan, Argitan (Centro Asesor de la Mujer, Barakaldo), Asociación de Trabajadoras de Hogar de Bizkaia, Baietz Basauri!, Berri-Otxoak (Barakaldo), Brujas y Diversas, Danok Lan (Galdakao), Elkartzen, Mujeres del Mundo, Posada los Abrazos, SOS Racismo e PAH Bizkaia Kaleratzerik EZ/STOP Desahucios. / Mais info: Berri-Otxoak