Desde o início da manhã, dezenas de pessoas participaram numa concentração, convocada pela plataforma Baietz Basauri, sob o lema «No más desahucios», para tentar evitar o despejo de família na Kareaga Goikoa kalea, em Basauri, nos arredores de Bilbo.
Pouco depois de iniciada a concentração, em que participaram representantes sindicais e de alguns partidos, chegou o oficial da Justiça com a ordem de despejo, que a Polícia autonómica acabou por executar, pese embora toda a oposição.
Ontem, a plataforma Baietz Basauri pediu ao município que «assuma as suas responsabilidades» e que procure um «lugar digno» para a mulher e a filha. De acordo com a plataforma, o despejo mostra a «realidade de um serviço de protecção social a todos os títulos insuficiente e ineficaz».
A Baietz Basauri disse ainda que as explicações dadas pelo município sobre a situação desta mulher são «graves», na medida em que considerou suficientes os 5000 euros em ajudas que ela recebeu num período de dois anos. «Ninguém consegue viver com 250 euros por mês», sublinha a plataforma. / Ver: argia e naiz