O ondarroarra foi detido pela Polícia espanhola no âmbito das operações levadas a cabo em 2008 contra a juventude independentista. Foi libertado no passado dia 1, depois de cumprir seis anos de pena, e, ao final da tarde, foi recebido por centenas de pessoas na sua terra natal.
Em 2008, a Polícia espanhola prendeu oito jovens da comarca biscainha de Lea-Artibai, por ordem do infame Grande-Marlaska, do tribunal de excepção espanhol.
Esta operação foi uma de cinco que tiveram lugar em poucos meses contra os jovens da Segi, depois das ocorridas em Donostia, Getxo (Bizkaia), Gasteiz e Burlata (Nafarroa). Etxaburu, tal como os demais detidos, afirmou ter sido duramente torturado.
Cumpriu seis anos de pena e, na sexta-feira, saiu da cadeia de Logroño. Ao fim da tarde, por volta das 20h00, Eneko recebeu um enorme ongi etorri [Ondarru style].
A Alde Zaharra era um mar de gente, que o aplaudiu, lhe deu presentes, lhe cantou bertsos, músicas. As fotos que o Turrune! reuniu são bem elucidativas. / Ver: topatu.eus / FOTOS: Enekori ongietorria (Turrune)
quarta-feira, 7 de setembro de 2016
Libertado na sexta-feira, Eneko Etxaburu foi recebido por centenas em Ondarru
Etiquetas:
ACÇÃO SOLIDÁRIA,
Detenções,
ilegalizações,
Notícias,
Tortura