sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Jornadas solidárias de Euskal Herria 2016

As «2016ko Euskal Herriko elkartasun jardunaldiak» começam hoje em Hendaia (Lapurdi) e terminam em Orereta (Gipuzkoa) no dia 24. Pelo meio, desenrolam-se em mais oito locais, com o objectivo de «denunciar e divulgar alguns casos de repressão».

Num manifesto agora publicado pelos promotores, refere-se que colectivos e indivíduos de diversas ideologias se juntaram para dar a conhecer a repressão exercida pelo Estado. Em seu entender, a unidade é fundamental para fazer frente a esta situação.

No texto, afirma-se que «o Estado espanhol, enquanto instrumento de defesa do capitalismo, exerce a repressão sobre aqueles que põem em risco os seus interesses de classe, para fazer claudicar os movimentos revolucionários».

Os promotores entendem que é necessário «fazer frente aos casos de repressão, não claudicar e continuar a lutar», porque, com o capitalismo, «a repressão sobre a classe trabalhadora não irá parar». É com base neste entendimento que promovem as jornadas, «para reforçar a solidariedade face à repressão do Estado espanhol e para mostrar que a repressão é algo de muito próximo».

Organizadores e colaboradores: 1909 Real Fans, Amnistiaren aldeko eta errepresioaren aurkako mugimendua, Beasaingo Gazte Asanblada, Gasteizko Kanpuseko Ikasle Abertzaleak, Hendaitz -Hendaiako Gazte Asanblada-, Irungo Askapena, Irungo Gazte Asanblada, Oreretako Gazte Asanblada, Oreretako Gazte Bloke Antifaxista, Urtarrilaren 27an atxilotutako internazionalisten aldeko plataforma. / Ver: BorrokaGaraiaDa [com programa]