sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A presa Josune Arriaga foi levada de volta para Topas sem poder falar com a família

A presa política basca Josune Arriaga, que não teve autorização para se despedir da mãe com vida, foi transferida para a capital navarra para assistir ao funeral. Ontem, foi novamente levada para a prisão de Topas (Salamanca, Espanha) antes de se encontrar com a família. Tinha autorização para tal, informou a Etxerat.

A associação de familiares e amigos dos presos bascos refere que a transferência de Josune Arriaga para a cadeia de Topas ocorreu ontem de manhã, privando-a do encontro com os familiares que estava previsto para a tarde. Estes comunicaram à Etxerat que «ainda não tinham conseguido contar a Josune como falecera a sua mãe». Para os sobrinhos de Josune Arriaga, era também a única oportunidade de poderem estar com ela sem serem obrigados a fazer 900 km.

A Etxerat recorda que, cinco dias antes do falecimento da mãe, as Instituciones Penitenciarias tinham recusado a transferência solicitada pela presa política basca para a poder ver com vida. «Isso de que está morrer, és tu que o dizes», foi a resposta da prisão, apesar dos relatórios médicos apresentados.

No dia 7, a mãe de Josune acabou por morrer, e, no dia 9, a presa navarra foi transferida para Iruñea para assistir ao funeral. Contudo, não a autorizaram a assistir à cremação.

Apoio a Josune Arriaga no bairro de Donibane [Ahotsa] Para a Etxerat «é nestas ocasiões que fica mais patente o espírito de vingança presente na actual política penitenciária. Esse, e não outro, é o verdadeiro objectivo da política de dispersão». / Ver: ahotsa.info e etxerat.eus