sábado, 24 de setembro de 2016

Os fascistas continuam a não ter vida fácil em Gasteiz

Depois de há uma semana cerca de 200 antifascistas terem mostrado ao legalíssimo partido fascista Vox que não era bem-vindo a Gasteiz, este fez questão de encerrar, ontem, a sua campanha para as eleições autonómicas bascas deste domingo no Centro Cívico de Judimendi, na capital alavesa. Mais uma vez, a Ertzaintza estava lá para os proteger e registaram-se confrontos.

O movimento antifascista de Gasteiz já tinha deixado claro que não ia tolerar o fascismo, o racismo, a xenofobia e a islamofobia nos bairros da cidade, e, depois dos incidentes ocorridos na semana passada, a decisão do partido de extrema-direita de encerrar a campanha para as autonómicas em Gasteiz, no Centro Cívico de Judimendi, só pode ser entendida como uma provocação.

Ontem, o movimento antifascista voltou a mobilizar-se contra a presença e a provocação acrescida da extrema-direita. A Ertzaintza destacou um amplo dispositivo e, segundo refere a Hala Bedi, identificou várias pessoas e procedeu à detenção de um menor.

De acordo com agências, encapuzados viraram contentores nas ruas adjacentes ao centro cívico e atiraram pedras e garrafas aos ertzainas que protegiam os legalíssimos fachos. Os pasquins da comunicação social dominante tratam os antifascistas como «radicales»; não assim a Hala Bedi e a SareAntifaxista, naturalmente.