sábado, 24 de setembro de 2016

Manifestação em Tutera denunciou exercícios militares nas Bardenas

Sob o lema «Bardenas para el pueblo! Bardea herriarentzat!», cerca de 250 pessoas manifestaram-se hoje pelas ruas de Tutera (Nafarroa) para denunciar as manobras militares que o Exército espanhol está a realizar na Reserva Natural da Biosfera das Bardenas.

Os exercícios militares, designados «Operação Tempestade», começaram esta semana e vão prolongar-se na seguinte, com a aviação espanhola a utilizar fogo real. Para denunciar este facto e reivindicar que as Bardenas são do povo, cerca de 250 pessoas manifestaram-se hoje, ao meio-dia, na capital da Erribera navarra.

No final da mobilização, os seus promotores leram um comunicado em que criticaram de forma veemente o facto de as forças militares espanholas ali realizarem manobras com fogo real um ano após outro. Também pediram a organizações e instituições que se unam para que o contrato de utilização das Bardenas não seja prolongado. O que está em vigor termina em 2018.

Reivindicação recorrente
Não é a primeira vez que se solicita a não renovação do acordo de utilização. Em Setembro do ano passado, num contexto em que a NATO ia usar as Bardenas para realizar grandes operações militares, a Assembleia Anti-Campo de Tiro das Bardenas pediu que não fosse assinado mais nenhum acordo de concessão do espaço e que fossem tomadas medidas tendentes aos encerramento do campo de tiro.

Recentemente, o Parlamento de Nafarroa aprovou uma declaração institucional de repúdio pela realização das manobras militares com fogo real na reserva da biosfera e, em simultâneo, expressou a necessidade de que o Ministério espanhol da Defesa proceda ao desmantelamento das infra-estruturas militares nas Bardenas. A moção foi aprovada com os votos contra de UPN, PSOE e PP.

Não às manobras militares nas Bardenas [Ahotsa]Ver: Berria e ahotsa.info