quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

É urgente combater a precariedade e valorizar o emprego, sustenta o LAB

A propósito dos dados do desemprego relativos ao mês de Janeiro, hoje divulgados, o sindicato LAB afirma que, no actual contexto, é urgente combater um modelo socioeconómico que não faz do emprego uma prioridade e que encara a precariedade como um modo de integração laboral inevitável.

Numa nota, o sindicato afirma que existem 180 319 desempregados inscritos nos centros de emprego do País Basco Sul, sublinhado que à campanha de Natal e aos saldos se seguiu o aumento do desemprego oficial no mês de Janeiro: mais 4101 pessoas do que no mês anterior.

No entanto, o LAB destaca que este número não dá conta do emprego de facto perdido no último mês: a informação divulgada pela Segurança Social revela que 12 500 pessoas deixaram de estar inscritas, o que aponta para uma destruição de emprego bastante superior à registada nos números oficiais.

Este facto evidencia que os novos empregos são precários e instáveis, e leva o sindicato a recordar a importância da qualidade do emprego. Tendo em conta o actual cenário, o LAB afirma ainda que a má qualidade do emprego tem responsáveis políticos e económicos, e que diz muito sobre o patronato e sobre o seu modelo empresarial. / Ver: LAB